O recordista das maratonas

Edward Whitlock é engenheiro de profissão e maratonista por paixão. Detém 36 marcas mundiais

O maratonista, nascido em Londres mas a viver há várias décadas no Canadá, retirou 34 minutos à anterior marca mundial para atletas de mais de 85 anos. "Queria correr em três horas e 50 minutos, mas tive alguns problemas na segunda parte da corrida", contou o multicampeão, que é neste momento detentor de 36 marcas mundiais em provas para veteranos no atletismo.

Ed, que é também conhecido como "mestre" entre os colegas, nunca teve treinador, preparador físico ou representante. O atleta começou a correr na adolescência, mas decidiu parar aos 20 anos, para se dedicar ao curso de engenharia, após se ter tornado um especialista nos corta-matos escolares e corridas universitárias.

Após 20 anos dedicados à engenharia, decidiu voltar a conciliar a corrida com a profissão. Aos 41 anos, voltou a apostar em maratonas, destacando-se à medida a que subia de escalão etário. Aos 72 anos, em 2003, fez história, ao tornar-se o primeiro homem de mais de 70 anos a conseguir correr a maratona em menos de três horas.

Todas as manhãs, Ed sai à rua para correr.

Os escalões etários na maratona chegam até aos 100 anos - Fauja Singh conseguiu, em 2011, precisamente aos 100 anos, estabelecer a marca mundial de 8 horas, 25 minutos e 17 segundos, já depois de ter fixado o recorde de 5:04.01 no escalão de mais de 90 anos. "Não sei até que idade vou correr, mas vou sempre tentar ir mais longe. Cada corrida terminada motiva ainda mais para a próxima", rematou Whitlock.

Fonte: DN

Relacionados

Comentários

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.