Karaté - nova modalidade olímpica

O karaté é uma arte marcial japonesa que se desenvolveu a partir da arte marcial autóctone de  Oquinaua, incorporando aspetos das disciplinas guerreiras.

 A influência chinesa foi maior num primeiro plano de desenvolvimento, variando em um paradigma primitivo de simples luta com agarrões e projeções para um modelo com mais ênfase em golpes traumáticos, e fez-se sentir nas técnicas dos estilos mais fluidos da China meridional.

Depois, devido a alterações geopolíticas, sobreveio a predominância das disciplinas de combate do Japão e, nesse período, o modelo tendeu a simplificar ainda mais os movimentos, tornando-os mais diretos e renunciando àquilo que não seria útil ou que fosse mero floreio.

O repertório técnico da arte marcial abrange, principalmente, golpes contundentes — atemi waza —, como pontapés, socos ou joelhadas, executadas com as mãos desarmadas.

No entanto, técnicas de projeção, imobilização e bloqueios  também são ensinadas, com maior ou menor ênfase, dependendo de onde ou qual estilo ou escola se aprende karaté.

Será uma nova modalidade no programa Olímpico dos Jogos de Tóquio 2020.

Relacionados

Comentários

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.