Dicas para o público nos locais de competição

Aqui fica um texto com indicações e dicas para os espetadores:

"Atletas alinhados para o tiro de largada de uma prova que vale o ouro olímpico. Em jogo, o trabalho de quatro anos ou mais que levou esses competidores a representarem seu países no maior evento esportivo da terra. Eles suaram muito e fizeram enormes sacrifícios para estar entre os melhores do mundo. Nas arquibancadas, o público vive a tensão que precede a consagração do esportista, e, a plenos pulmões, se manifesta como se estivesse em uma partida de futebol. Mas nem sempre esse entusiasmo é absorvido de forma positiva por atletas que não estão acostumados com o que acontece em estádios. Como há modalidades em que a concentração é fundamental, qualquer barulho pode deitar toda aquela preparação fora. Para não prejudicar ninguém, é preciso saber o momento certo de extravasar, mas sem perder a ternura e o respeito pelo atleta, mesmo que ele esteja do lado oposto de sua seleção de coração.

Portanto, saiba que nas provas em que o atleta precisa ouvir o tiro de largada, como é o caso das provas de pista do atletismo, o silêncio deve ser absoluto até a partida dos competidores. Uma saída em falso representa a eliminação do desportista da competição. Com eles em ação, o incentivo é mais do que válido. Mas as vaias não. No hipismo, por exemplo, o silêncio deve ser durante toda a apresentação do cavaleiro, para que o cavalo não se assuste com o barulho e acabe prejudicando o desempenho do conjunto. O badminton e o tênis de mesa,  que estão em suas fases decisivas, também precisam de silêncio enquanto os jogadores estão disputando os pontos. Qualquer desvio de atenção por um barulho vindo da plateia fora do momento certo pode custar uma medalha.

A pontualidade da entrada do público nos locais de competição também faz parte do fair play Olímpico. Evitando o atraso, o espectador permite que outras pessoas que já estão em seus lugares marcados não sejam atrapalhadas. Outro motivo para que todos estejam sentados quando a partida começa é para que a concentração dos atletas no jogo não seja desviada por causa de reclamações entre os torcedores nas arquibancadas".

Artigo publicado em Rio 2016

Relacionados

Comentários

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.